Como um marceneiro italiano lucra mais com cada toro
By Martina Valentini, GreenPress EnvironMedia
Tags
Countries
No norte da Itália, Marco Marcante afirma que consegue quadruplicar o valor das suas toras brutas ao processá-las em madeira personalizada com a sua serraria Wood-Mizer LT15.
Se fizer a viagem de duas horas de Veneza, Itália, para os Alpes, o seu caminho passará pela oficina de Marco Marcante. Localizada nas colinas da região de Vicenza, a empresa de Marco continua a produção tradicional de lenha que o seu pai iniciou há quase 30 anos. No entanto, Marco assegura que a empresa cresça e diversifique os seus produtos e clientes à medida que o tempo avança.
Quando o seu pai iniciou a empresa, eles estavam a fazer extração de madeira e produção de lenha. No entanto, assim que Marco começou a gerir a empresa, percebeu que as margens de lucro eram estreitas e que só haveria formas de aumentar a rentabilidade e segurança da empresa se diversificassem o negócio de alguma forma.
A solução surgiu quando ele estava nos EUA e no Canadá em 2011.
"Lá, vi uma serraria Wood Mizer LT15 em ação e percebi que uma máquina assim poderia ajudar-nos a expandir a variedade de serviços que oferecemos," diz Marco.
"Toda a madeira que vê na minha oficina - vigas, tábuas, pranchas e outros projetos - foi feita com a minha Wood-Mizer LT15."
"Por que escolhi a Wood-Mizer? Porque esta serraria consegue fazer o que precisa. É uma máquina profissional, compacta e funcional que permite fazer um bom trabalho. A nossa Wood-Mizer LT15 corta toros com diâmetros de até 70 centímetros, 8 metros de comprimento e tem 8 metros de secções de cama."
"As serrarias tradicionais exigiriam 16 metros de trilho para mover o toro através da serraria, mas a Wood-Mizer projetou inteligentemente a sua serraria para mover a serra de fita em vez do toro."
"Também avaliámos outras marcas de serrarias, mas a Wood-Mizer foi a melhor relação qualidade-preço no mercado. Esta serraria é ideal para o tipo de trabalho que fazemos na nossa empresa e é muito precisa. Consigo cortar tábuas com 1,5 mm de espessura e 8 metros de comprimento, e a Wood-Mizer é precisa em 1 milímetro para toda a tábua."
"A Wood-Mizer permitiu-me perseguir a minha paixão pela marcenaria. Permitiu-me ter sucesso. Uma árvore que teria sido descartada por uma serraria tradicional porque não era rentável para eles. Para mim, posso usá-la para produzir paletes!"
"A minha decisão de comprar uma Wood-Mizer foi baseada no facto de que o valor de um toro localmente é cerca de 100 euros por metro cúbico. Mas serrado em tábuas, o valor é de 400 a 450 euros por metro cúbico. Isso é larício. Esta foi a razão pela qual começámos a serrar para nós mesmos e a razão pela qual adquirimos uma Wood-Mizer."
"Cadeiras de madeira, candeeiros, bancos de madeira estão a voltar à moda e são uma forma de dar valor a toros que de outra forma não seriam considerados rentáveis," observa Marco. Ao adicionar a serraria, a empresa multiplicou a sua capacidade de produzir produtos e expandiu o número de mercados que serve, expandindo amplamente a sua base de clientes.
Hoje, Marco oferece - além da extração de madeira - lenha para venda, serviços de arborista e, claro, madeira personalizada acabada para venda.
***